quinta-feira, 28 de maio de 2009

SIGA...

Divulgando os últimos e-mails sobre o problema SIGA:
Olá a todos,

assim como a Brunella, também recebi nesta manhã o mesmo e-mail que o dela, afirmando que minha matrícula seria trancada. Apesar de estar, assim como ela, inscrito em inúmeras disciplinas.

Recorrerei hoje mesmo à Seção de Ensino para que vocês solucionem esse tipo de equívoco. E ele precisa ser solucionado.

Nós, alunos, não podemos arcar com esse tipo de situação. Não compete a nós que a grade de disciplinas seja disponibilizada no seu devido tempo. Não compete a nós que as notas também sejam lançadas corretamente.

E mesmo assim, estamos nos ajudando ao máximo. São os alunos - e o Centro Acadêmico - que fazem compilamentos de notas pendentes, por professor, por período, por disciplina. Somos nós alunos que - sem certeza alguma sobre grade horária - passamos as primeiras semanas do período ajudando a solucionar problemas de grade.

Há algo de muito errado e, por vezes, se torna inevitável que a situação não seja vista como um caso de negligência. E mais do que isso, começa a se tornar inviável, aceitar que isso tudo seja normal.

O que estamos pedindo é nosso, por direito.

Diogo Liberano
aluno do 7º período de Direção Teatral

A resposta da Direção da ECO (Profª. Ivana Bentes),
Caro Diogo, a direção da ECO está ciente da gravidade da situação, que vem sendo contornada pela Seção de Ensino (pois além de cancelamentos extemporâneos também está ocorrendo avisos de "abandono" de Curso) . Os avisos do SIGA são justamente porque o Curso de DT ainda não conseguiu fechar o quadro de notas.

A questão já foi levada a Congregação da ECO e o professor José Henrique e a coordenadora, profa. Carmem Gadelha, se comprometeram a solucionar essa pendência que desgasta a todos, ainda este semestre.

Muitas notas foram lançadas recentemente, com ajuda dos alunos de DT, a quem agradecemos, e pelo empenho do prof. José Henrique e da coordenação. Há ainda questões de negligência por parte de outras Unidades que deveriam oferecer disciplinas a DT e que não ofereceram, deixando os inscritos inadimplentes no SIGA.

Realmente, a gravidade da situação pede que a solução definitiva venha mais urgentemente do que o acordado, sob pena de prejudicar os formandos de DT.

A Direção da ECO já levou a questão a sua instância máxima, a Congregação da Escola, mais do que isso seria expor a ECO, o Curso de DT, os estudantes e os professores do curso a um desgaste suplementar que exporia e desqualificaria o curso como um todo, num momento em que conseguimos uma série de avanços para Direção Teatral, um curso pelo qual temos batalhado bastante dentro da UFRJ.

Vamos aguardar que a solução acordada venha o mais rápido possível. Tenho certeza que nenhum aluno de DT terá sua matrícula "cancelada", "trancada" ou considerada "abandonada" por "erro" seja do sistema, seja por problemas internos, pelo menos isso nos podemos lhe assegurar e a todos os estudantes do Curso.

Cordialmente, Ivana Bentes
Direção da ECO

A resposta do professor Jośe Henrique Moreira,
Prezados,

Data venia, esse aviso do SIGA não tem nada a ver com as notas não lançadas. Aliás, como todos já devem saber, as de minha parte já foram lançadas.

Há mais de um motivo, e alguns são imponderáveis, como sempre acontece no SIGA. Tenho um aluno, Marcos Mazaro, que está regularmente no diário de classe de "Iluminação Cênica I" e recebeu esse aviso. Como ele pode receber um aviso de falta de inscrição, se o próprio sistema gera um diário comm o seu nome em condição absolutamente regular?

Outro motivo é bem conhecido: a negligência da Faculdade de Letras na criação das turmas sob seus códigos. Isso é uma questão muito antiga, cuja solução dependeu do pior ou melhor humor dos sucessivos diretores de graduação da FL, ao longo dos anos.

Mas não tem nada a ver com quadro de notas. Seria bom alguém consultar a DRE, que sabe das entranhas do SIGA...

Abraços,
JH

A resposta da Coordenação da Direção Teatral (Profª Carmem Gadelha),
Olá a todos, oi Diogo:

Não, não se trata de negligência, vocês sabem. Há problemas muito antigos, acumulados. A participação do CA tem sido fundamental. Dificilmente uma situação complexa depende de soluções vindas de apenas um dos lados.

AMAURY - As disciplinas Teoria do Drama e Dramaturgia pertencem à Faculdade de Letras. Embora não possamos contar com a transferência delas para nosso quadro, acho urgente mais uma tentativa de estabelecimento de oferta regular registrada no SIGA. Na prática, nós a temos oferecido todos os semestres, mas a Letras não faz o registro, conforme disse o Zé e estive ontem conversando com a Ivana.

Abraços,
Carmem
.

Um comentário:

  1. Eu recebi também um e-mail parecido com o que o Diogo comentou. Enviei uma mensagem no mesmo dia e, em seguida, recebi a seguinte resposta:

    "Prezado aluno,

    A mensagem que trata de trancamento automático de matrícula recebida por você foi enviada indevidamente. Esta mensagem era para ser encaminhada apenas aos alunos sem inscrição em disciplinas no corrente período.
    Os alunos que realmente se encontram sem inscrição em disciplinas receberão, brevemente, nova notificação.

    Atenciosamente.

    Divisão de Registro de Estudantes
    Pró-reitoria de Graduação"

    E, hoje (agora), recebi um e-mail dizendo que não tenho pré-requisito para fazer a disciplina PROJETO DE ENCENAÇÃO, mas eu fiz DREÇÃO V em 2008.

    "Dados da autorizacao:
    Situacao da inscrição: B - Falta requisito
    Tipo do documento: Parecer
    Data do documento: 28/05/2009
    Descrição: Autorizado pelo prof. Amaury Fernandes."

    Ricardo Libertini

    ResponderExcluir