segunda-feira, 8 de junho de 2009

ata reunião 25/05 . IX MOSTRA DE TEATRO

REUNIÃO – IX Mostra de Teatro da UFRJ
25/05/09 – 20h10

PRESENTES: Carmem Gadelha, Adriana Schneider, Mário Piragibe, José Henrique Moreira, Érika Neves, Marymília Fatah, Dominique Arantes, Pedro Pedruzzi, Gabriela Martins, Marília Lattaro, Felipe Herzog, Amanda Soares, Olívia Zisman, Thiago Gregory, Sara Estrela, Fernanda Bernardes, Morena Cattoni (também representando Brunella Provvidente) e Theo Fellows (representando Guilherme Delgado).


A IX Mostra de Teatro da UFRJ passará por modificações na dinâmica de produção, devido à origem da verba recebida para realizá-la e à forma como deveremos utilizá-la.

Os professores Carmem e José Henrique procuraram a SG-6 (Superintendência Geral de Administração e Finanças da UFRJ) para tentar conseguir um orçamento fixo para o curso de Direção Teatral, tendo em vista a manutenção/continuidade das nossas atividades que, além de serem parte de uma avaliação acadêmica, também podem ser caracterizadas como atividades de pesquisa e extensão.

Se, por um lado, conseguimos a verba para realizar a IX Mostra, por outro, a utilização e prestação de contas serão diferentes de como ocorreu das outras vezes. A verba recebida vai para o Setor Financeiro da ECO, que é quem compra e recebe o material solicitado. Só que o Financeiro trabalha com toda a ECO (ou seja, com outros pedidos, além dos nossos) e, além disso, não compra em "qualquer lugar", mas somente nos estabelecimentos que possuem SICAF (que é uma certificação de que a empresa está com os impostos em dia com o governo). O processo de compra leva um tempo e os preços não são os mesmos dos lugares que vemos por aí (pois o fato de ter que estar com o imposto em dia, eleva o preço das mercadorias, além do pagamento da UFRJ às empresas não ocorrer imediatamente).

Os materiais serão adquiridos em grandes quantidades, não por unidades... por exemplo... se um de vocês precisar de "1 caneta rosa fluorescente", a mesma não poderá ser adquirida; mas se precisarem de uma caixa de canetas rosas e fluorescentes, pois todo mundo colorirá o cenário com elas, aí sim serão compradas.

E também não se pode escolher a marca - mas a "dica" é de que vocês especifiquem o máximo que puderem as características do material, de forma que acabem induzindo a compra de determinada marca (por exemplo: 1 cx de caneta esferográfica tinta azul, corpo transparente... por aí vai...).

Outra questão: não se pode solicitar materiais com características de bens duráveis/permanentes (mesas/mesinhas, estante, refletor etc).

Isso tudo requer o trabalho disciplinado e em conjunto de todos nós: produção, alunos, equipe, articulação com a EBA etc, além de ter antecedência, pois a compra e a chegada dos materiais não é "de um dia para o outro". Por isso, não haverá flexibilização de datas e foi feito um planejamento e estabelecemos prazos para que possamos organizar tudo da melhor forma possível - e também "reajeitar" o que for necessário em caso de imprevistos (se os imprevistos já nos "descabelam" normalmente, imagina em cima da hora das coisas acontecerem!).

Carmem e Adriana já estão se reunindo com a coordenação da EBA, para que a orientação seja próxima tanto dos alunos de lá quanto da DT.


Em 16/06/09 haverá uma reunião na EBA (deve ser às 11h, mas Adriana confirmará e avisará), para que vocês conheçam e escolham suas equipes de cenografia e indumentária. É necessário que já levem o projeto escolhido e também, quem já possui alunos da EBA em mente para formar equipe, já deve combinar antes, para formalizar no dia da reunião. Alunos do 1° período e de outros iniciais da EBA ficarão no máximo como assistentes.

Nessa reunião, além de escolherem as equipes, também deverá ser combinado o prazo para que os alunos da EBA entreguem os figurinos e cenários prontos.

Durante o período de realização dos ensaios, ocorrerão reuniões com os orientadores da EBA e da DT, para que este processo de montagem seja cada vez mais integrado.


20/07/09 é a data final para entrega dos projetos para os profs da DT, com equipe técnica fechada e indicação dos orientadores (1ª, 2ª e 3ª opções) => cada um de vocês deverá deixar uma cópia no escaninho da Carmem e enviar outra por e-mail (cafezeiro@uol.com.br).


Em 03/08/09 ocorrerá reunião com os prof°s para definir as orientações.


10/08/09 é o inicio dos ensaios. Para tal, antes desta data, a equipe de produção já obterá o mapa de ocupação das salas da ECO para o 2° semestre. Assim, pedimos que nos enviem (até 03/08/09) as disponibilidades de dias e horários para que encaixemos. Vocês também devem procurar lugar complementar para ensaios, pois infelizmente a ECO não dispõe de espaço para todos os nossos "anseios" (ainda mais com a ampliação dos cursos). E vale lembrar que os prof°s orientadores não têm a obrigação de acompanhar os ensaios fora da ECO.

Talvez haja possibilidade de ensaio até meia-noite, mas não está confirmado.


Entre 10 e 14/08/09 haverá reunião com os orientadores da DT, da EBA e com os alunos-diretores.


No dia 08/09/09 o projeto de cenário e figurino tem que estar pronto, com aprovação do orientador da EBA.


Até 14/09/09, os alunos-diretores deverão entregar à produtora Érika a lista completa dos materiais que necessitaremos comprar. Importante lembrar que só há 1 possibilidade de compra - quem não entregar no prazo, ou esquecer algum item, terá que providenciar os materiais de outra forma; e também não há possibilidade de troca.


1°/10/09: com os materiais em mãos, já poderão iniciar a confecção do material cênico.


03/11 a 13/12/09: data de realização da IX Mostra de Teatro da UFRJ. (03, 04 e 05/11 serão as apresentações do CAp).


Outras observações:


- Apesar do nosso acervo de materiais (que está no Mezanino) ainda não estar organizado e, inclusive, estar "entulhado" com materiais patrimoniais da UFRJ, vocês podem (re)utilizar o que for "nosso" (quanto ao que é do patrimônio, ainda não há previsão de que o caminhão da UFRJ venha buscar para levar ao Fundão). Apenas para lembrar: por 1 ano após a formatura os alunos podem utilizar o material do acervo para usar caso sua peça saia em temporada.


- Ainda não sabemos qual será a quantia disponível para cada montagem.


- No início de AGO, o prof° Augusto Gazir (Jornalismo) fará um encontro com os alunos-diretores para iniciar a montagem da revista "À Mostra".


- Poderemos tentar novamente o apoio da Werner Tecidos (que conseguimos para a "Mostra Mais 2009"); essa é outra questão que deve ser vista com antecedência, pois não é tão simples e leva cerca de 2 semanas (às vezes mais) para que dêem a resposta. Fora o tempo para aguardar o agendamento da visita à Fábrica (para que escolham pessoalmente os tecidos), e depois ainda há o tempo para que entreguem. Ou seja, leva mais de 1 mês para esse processo todo. É necessário enviar à Werner pelo correio (na "Mostra Mais 2009", enviamos todas juntas) as seguintes informações:

- Ficha técnica e breve sinopse de cada montagem;
- Número de figurinos e descrição dos personagens que utilizarão os tecidos da Werner (porque, por exemplo, de 10 personagens, pode ser que apenas 3 utilizem os tecidos, já que vocês podem optar por figurinos com algodão, lycra etc, mas a Werner apenas disponibiliza "tecido plano para alta costura" - apenas os lisos; então, tem que dizer quantos personagens em cada montagem utilizarão esse tecido). Vocês podem conferir a lista de tecidos no site: www.wernertecidos.com.br
- Metragem/quantidade dos tecidos necessária à cada montagem;
- Quantidade de apresentações e contrapartida oferecida pela UFRJ à Werner => isso consta na carta de apoio feita pela produção, que irá junto com as solicitações.


- Alguns cenários da VIII Mostra foram construídos pela oficina do Museu Nacional - quando forem confeccionar os da IX Mostra, os alunos não podem estar presentes na parte das máquinas, por questões de segurança, mas cenógrafo e diretor podem e devem assessorar a feitura dos cenários.

O presente documento foi enviado pela produtora da Mostra, Érika Neves e postado pelo CADT.
.

3 comentários:

  1. Em relação ao apoio da Werner, é importante dizer que eles têm um padrão de 4 metros por figurino, portanto, não digam apenas a quantidade exata de peças. Devem dar uma ampliada nos detalhes das roupas [mesmo que não sejam reais] e até mesmo na quantidade delas [não é que tenha que ser desonesto, é só pra dar uma floreada maior e até mesmo uma aumentada pra garantir uma quantidade maior de tecido]. Caso contrário, eles mandarão o padrão de 4 metros e que em muitos casos não é o suficiente.

    É isso! Fica a dica!

    E merda a todos que vão montar! ;)

    Diogo Villa Maior

    ResponderExcluir
  2. Na "Mostra Mais 2009" eles contemplaram todos os pedidos das 3 alunas: 14m, 24m e 10m. Só não aceitam solicitação de tecido para cenário.

    ResponderExcluir
  3. gente, é tanta burocracia que eu me perdi.
    estamos de olho!

    ResponderExcluir