Reunião dos Professores
Quinta-feira, 04 de junho de 2009
Presentes: Marina Vianna, Carmem Gadelha, Adriana Schneider, Ana Cristina, Mário Piragibe, Lívia (nova professora) e Diogo Liberano.
. A reunião se inicia com o estranhamento, por parte dos professores, da reação passiva mostrada pelos alunos na reunião do dia 25 de maio, quando foi exposta a nova configuração da IX Mostra de Teatro da UFRJ. De acordo com eles, não houve resposta negativa por parte dos alunos, mas sim, uma passividade;
. Em linhas gerais, a Mostra de Teatro agora passa a ter seu orçamento previsto dentro da UFRJ, ou seja, não é mais um financiamento do BB (nem da FUJB), logo, está prevista dentro dos gastos da Escola de Comunicação - ECO -, reduzindo assim uma "mínima autonomia" que o apoio do BB nos permitia. Temos um calendário a obedecer e a questão financeira da Mostra diz respeito ao setor financeiro da ECO;
. Ao mesmo tempo, não se pode perder de vista que com essa mudança, oficializa-se a Mostra de Teatro da UFRJ, ela se torna reconhecidamente uma produção oficial do curso;
. Por outro lado, os alunos que devem montar neste ano, devem se inserir dentro de um cronograma muito mais apertado do que o "normal" (mais informações aqui, na ata da reunião na qual essa questão foi explicitada);
. O professor Mário Piragibe (que neste período, leciona a disciplina PROJETO EXPERIMENTAL, na qual alunos desenvolvem seus projetos para PET) compromete-se a tomar algumas atitudes que auxiliem o aluno na lida com essas novas exigências, tais como: inserção de ficha técnica e de uma planta-baixa já no projeto a ser entregue;
. A coordenação do curso solicita aos professores orientadores um "acompanhamento fino" em relação ao aluno orientado, principalmente no que se refere à atenção aos prazos;
. No assunto seguinte, foi apresentada uma proposta de convênio do curso de Direção Teatral com o IBAM (Instituto Brasileiro de Admnistração Municipal - site aqui). A idéia é que o IBAM forneça espaço para ensaios das montagens do curso que, em contrapartida, ofereceria apresentações nos espaços do IBAM e em outros nos quais ele administre;
. Percebe-se a necessidade de "desenhar uma contrapartida" possível, pois esta exigirá a assinatura de um termo de compromisso pelo aluno-diretor. Foi falado do cuidado que é preciso ter para não atropelar a vertente acadêmica, ao mesmo tempo, a possibilidade de mais espaço para ensaio no segundo semestre de cada ano é extremamente importante, visto que além das dez montagens de formatura que normalmente existem, ainda existem no mínimo outras dez da disciplina Direção V;
. O representante do CADT presente, Diogo Liberano, sugere que o espaço de convênio com o IBAM seja feito com a disciplina Direção V, pois além de ser um espaço de experimentação inicial, voltado para sala de aula, ainda formata exercícios de encenação que se adequam mais facilmente à estrutura física do IBAM, que por exemplo, não conta com nenhuma sala que tenha estrutura física semelhante a, por exemplo, a da sala Vianinha. Sendo a Direção V contemplada com o convênio, isso "escoaria" da ECO, pelo menos um número significativo de ensaios;
. Os professores num primeiro momento sondaram a possibilidade, mas depois temeram por conta de ser a Direção V o momento mais delicado da formação acadêmica;
. A coordenação do curso apresentará um projeto até o meio de junho ao IBAM propondo, conforme dito anteriormente, um desenho possível de contrapartida que seja opcional para os alunos;
. No terceiro tópico da pauta, foi rapidamente debatida as mudanças que o THE deve sofrer neste ano, em virtude do ENEM ter sido integrado ao processo de seleção de alunos para graduação. A idéia é substituir as provas de caráter eliminatório em substituição por provas que atribuam notas. Além disso, sugeriu-se a observação dos participantes por meio de dinâmicas.
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Passividade?!?? Essa é boa... Se nos revoltássemos trocariam por agressividade. Tudo nos foi apresentado como se fosse uma maravilha, uma
ResponderExcluirvitória...
Fernanda Bernardes