sexta-feira, 15 de maio de 2009

reunião dos professores . 14/05 . ata

Reunião dos Professores
Quinta-feira, 14 de maio de 2009

Presentes: Marina Vianna, Marcellus Ferreira, José Henrique Moreira, Érika Neves, Carmem Gadelha, Adriana Schneider, Ana Cristina, Maíra Barillo, Diogo Liberano e Diogo Villa Maior.

. Com intuito de avaliar as montagens de Direção VI, os professores começam o encontro certos de que o projeto de Direção VI exigirá, definitivamente um texto pré-existente;

. Marcellus propõe que seja trabalhada com os alunos uma proposta de cronograma de ensaios em alguma disciplina já oferecida;

. Frisam que deve-se ter mais atenção dos alunos quanto a escolha do texto para os projetos. A escolha dos textos não pode ser por falta de opção;

. Os professores sentem que há uma dificuldade por parte dos alunos em relação ao entendimento da figura do orientador. Sentem que, por vezes, os alunos agem de má fé, driblando a presença do orientador;

. Discutiu-se um pouco sobre possíveis intervenções do orientador no processo de criação do aluno, formulando inclusive que por vezes as intervenções do orientador são cabíveis;

. Reafirma-se que sim, a possibilidade de reprovação nas montagens é concreta;

. Chegam à conclusão de um esquema de avaliação para Direção VI. É ele: 1ª Etapa) é a apresentação dos projetos; 2ª Etapa) são os seminários; 3ª Etapa) é a reunião dos professores no meio do semestre; e a 4ª Etapa) são as apresentações dos espetáculos e consequente aprovação ou não;

. Reforçam a liberdade dos alunos diretores de poderem convidar outros professores que não o orientador para assistir a algum de seus ensaios;

. Disponibilizam-se a começar o projeto de Orientação Acadêmica para o 2º período, já no próximo semestre. De acordo com o que foi discutido, este projeto visa orientar o aluno (que será "adotado" por um professor) no sentido do encaminhamento das atividades acadêmicas (número de disciplinas nas quais se escreve, horário de estudo, estágio, participação em montagens...);

. Orientação Acadêmica com dia e horário que se encaixe na grade horária do 2º período: proposta de estabelecer um dia fixo para cada aluno poder conversar assuntos diversos com algum professor;

. Depois dos representantes do CADT terem frisado o consenso por parte dos alunos que se manifestaram no blog de que deveria ser oferecida uma disciplina para projeto de Direção VI, os professores concordaram em realizar, não o oferecimento de uma disciplina, mas um seminário no início do próximo semestre, no qual espera-se orientar melhor os alunos na realização de seus projetos para Direção VI;

. Fomos informados de que o projeto de financiamento da Mostra de Teatro da UFRJ (mostra de formatura que acontece no final de cada ano) já foi enviado ao Banco do Brasil;

. Dando seguimento à discussão levantada pelo CADT sobre a disciplina para projeto de Direção VI, os professores revelaram consenso sobre alteração de ementa das disciplinas Direção III e Direção IV. Dessa forma, no próximo período, a disciplina Direção III (cuja ementa era espaço e concepção de encenação) será trocada pela ementa de Direção IV (direção de ator). Com isso, acredita-se que esta turma que receberá essa modificação (turma que ingressou em 2008/1) estará apta após Direção IV (2010/1) a dar continuidade à pesquisa de encenação já com sua Direção V (2010/2).

*
Agora, ao divulgar esta ata, o CADT lança uma questão: quem efetivará essas decisões tomadas em reunião? Não há nenhum professor que faça ata, ninguém responsável por isso. Como assegurar que as medidas que foram acertadas em reunião sejam validadas, como assegura que tenham como ser revistas caso seja preciso a sua confirmação?
.

2 comentários:

  1. " De acordo com o que foi discutido, este projeto visa orientar o aluno (que será "adotado" por um professor) no sentido do encaminhamento das atividades acadêmicas (número de disciplinas nas quais se escreve, horário de estudo, estágio, participação em montagens...)"

    COMO ASSIM? O ALUNO TERÁ QUE DÁ SATISFAÇÃO SOBRE SEUS PLANEJAMENTOS ACADÊMICOS?
    ISTO PODERÁ ATRAPALHAR O ALUNO A CONSEGUIR PROJETOS, já que poderá ser censurado pelo seu orientador!!!

    Acho importante nos colocar sobre o sentido da orientação.
    Primeiro, não faz sentido o aluno pedir orientação para boicotar o orientador.
    Se isto está ocorrendo, ou parecendo ocorrer, é porque não está havendo uma boa COMUNICAÇÃO entre os dois. O que eu acho realmente preocupante.
    O aluno está se sentindo realmente orientado? Talvez, se tivesse não estivesse "boicotando" o professor.
    Como será o calendário para a próxima direção VI? Isto é uma questão de planejamento(ora,prático) que atrapalhou muito esse semestre.
    Primeiro, o tempo que se demorou com reuniões no começo do projeto, atrasou os início dos ensaios. Segundo, não ter as planilhas pala sala de ensaio. Terceiro, a falta de planejamento aos feriados e possíveis eventos na ECO. Quarto, o calendário das aulas serem adaptados à Mostra, liberando público e salas para ensaio, uma semana antes da Mostra.

    Coisas simples, básicas e essenciais.

    ResponderExcluir
  2. van

    não sei muito sobre orientação acadêmica. não me parece que é algo obrigatório. o aluno é orientado. talvez não seja bem isso q vc disse, de censura. isso será melhor esclarecido lá na frente, então poderemos nos posicionar, por enquanto não sabemos muito. de qualquer forma, pelo o que ouvimos, ORIENTAÇÃO ACADÊMICA é um projeto obrigatório na UFRJ (quero dizer, deve existir), mas a ECO não adota.

    vamos ficar atentos.

    ResponderExcluir