quarta-feira, 13 de maio de 2009

observações aos comentários sobre grade 2009/2

o CADT disponibiliza resposta enviada pelo professor josé henrique sobre as questões levantadas pelos alunos nos comentários da postagem anterior, que foram formatadas pelo CADT e enviadas para os professores e coordenação do curso.

Observações aos comentários dos Alunos sobre a
PROPOSTA DE Grade Horária de 2009/2
Prof. José Henrique

- Disciplinas da EBA –

. Elas são obrigatórias e todo semestre aparece na grade a seguinte frase “Pedir para EBA”. Quem deve pedir não são os responsáveis pela montagem da grade horária (Direção Adjunta de Graduação e Coordenação do Curso)?

Resposta: Eu deixei aquele comentário como lembrete para nós mesmos, do corpo docente. Esse é um esboço de grade horária, e ainda vamos ter reunião para confirmação de algumas coisas, dentre as quais o pedido à EBA.

. Além disso, as disciplinas da EBA são diurnas. Não existe a possibilidade de se encaixarem no horário do curso de Direção Teatral (tarde/noite)?

Resposta: A única disciplina da EBA em nosso currículo é “Caracterização Teatral”. Neste caso, não vejo alternativa: o aluno deve cursar mesmo no Fundão, onde existem o professor, a turma e a sala apropriados.

Cabe aqui uma advertência importante: “Cenografia I” e “Indumentária I” (EBA) NÃO SÃO EQUIVALENTES a “Comunicação e Cenografia” e “Comunicação, Vestuário e Moda” (ECO), respectivamente! Isso está sendo assumido como “lei” pelos alunos, mas NÃO É VERDADEIRO. Nada determina que cursar essas matérias da EBA dispensa a inscrição nas da ECO. Vamos tentar retomar a oferta das matérias da ECO em 2010, como tínhamos até há alguns semestres. Isso depende de disponibilidade de professores. A equivalência foi ou pode ter sido eventualmente admitida, EM CARÁTER EXCEPCIONAL E ANALISADA CASO A CASO, para alunos à beira da colação de grau. Mas não é regra!

- DRAMATURGIA IV e VII -
- TEORIA DO DRAMA III, IV e V –
- HISTÓRIA IV –
- POÉTICAS IV e V -

Resposta: Se eu entendi, essas acima são as disciplinas requisitadas pelos formandos. É isso?

- EDIÇÃO DE TRILHA SONORA –
. Esta disciplina tem um horário que sempre coincide com outras disciplinas também essenciais do curso de Direção Teatral. Se possível, pensar numa melhor articulação.

Resposta: Essa disciplina é obrigatória do sétimo período, que não está previsto em 2009/2. Além disso, dividimos a oferta com o Radialismo, e existe ainda a questão do uso do laboratório de rádio, que serve a outras disciplinas. Portanto, qualquer mexida nisso depende de negociação com outras coordenações. O mesmo vale para “Elementos de Linguagem Musical”. Mas é claro que nada impede a tentativa de melhorar o horário.

- P.E.T. –

. Que horário é esse das aulas de PET? A Escola de Comunicação não fica aberta até às 23h, logo, não faz sentido que existam disciplinas que compreendam este horário.

Resposta: Isso só é feito por causa do SIGA, que exige a previsão de ALGUM horário na abertura de QUALQUER turma. Como PET não tem horário determinado, joga-se a disciplina para um horário fictício FORA DO EXPEDIENTE NORMAL, de modo a evitar o choque com alguma disciplina que o aluno formando porventura ainda tenha que cursar (e cuja inscrição se tornaria, com o choque, inviável). O mesmo vale para Direção VI, no primeiro semestre do ano. O verdadeiro horário destas atividades, claro, é o dos ensaios, combinado entre aluno-diretor e orientador. Mas não dá para botar desse jeito no SIGA.

- DISCIPLINA PARA PROJETO DE DIREÇÃO VI –

. Houve consenso entre todos os alunos sobre a necessidade de se oferecer alguma disciplina que nos oriente na elaboração de projetos de encenação a serem entregues no período seguintes, para a Mostra Mais 2010.

Resposta: O que está errado aqui, e isso já foi detectado em reuniões sobre currículo, é a ordem das disciplinas do eixo “Direção”. A nosso ver, “Direção III” e “Direção IV” estão na ordem inversa ao que deveria ser, porque as “ferramentas” devem preceder as “idéias”. Temos como “ferramentas”, hoje, “Direção I” (trabalho com o texto), “Direção II” (elementos visuais da cena) e “Direção IV” (trabalho de estímulo ao ator), enquanto “Direção III” (concepção do espetáculo) é de “idéias”. A sugestão é acertar essa ordem, trocando os conteúdos entre a III e a IV, o que tornaria esta última uma etapa de reflexão e criação da proposta de encenação, já encaminhando o trabalho a ser desenvolvido nas etapas seguintes (Direção V, VI e PET), que são de realização.

- ATOR IV – Adriana Schneider

Resposta: A escalação docente não está em questão na consulta que propusemos. Isso é atribuição dos departamentos da ECO, em sintonia com as coordenações de curso.

- POÉTICAS II – coincide horário com ILUMINAÇÃO II.

Resposta: O comentário não procede. São disciplinas de períodos diferentes, respectivamente o quarto e o sexto. A grade horária é organizada considerando o fluxo regular dos alunos, e não o desejo ou necessidade de estudantes que “puxaram” matérias ou se atrasaram no currículo.

Observação final:

Já houve alterações na grade, em função de problema de horário de professor e uso da Vianinha.

Segunda versão da proposta:


Direção Teatral – 2º Período


Horário Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
16:40
18:20
LEL122
Teoria do Drama I
Gabriela Lírio

Sala


ECS126
Hist. do Espetáculo II
Denilson Lopes

Sala



18:30
20:10
LEV120 - ECE
Língua Portuguesa II
Lauro Góes

Sala

ECA120
Direção I
Mário Piragibe

Sala

LEV120 - ECE
Língua Portuguesa II
Lauro Góes

Sala

ECA120
Direção I
Mário Piragibe

Sala


20:20
22:00
ECL121
Fund Exp. Com. Cênicas II
Lauro Góes / Marcellus

Sala Vianinha

Marina? ECL121
Fund Exp. Com. Cênicas II
Lauro Góes / Marcellus

Sala Vianinha

ECA120
Direção I
Mário Piragibe

Sala



Direção Teatral – 4º Período


Horário Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
16:40
18:20
ECS244
Poéticas do Espetáculo II
Carmem Gadelha

Sala

ECA248
Direção III
Adriana Schneider

Sala Vianinha


ECS235
História do Espetáculo III
Marina Werneck

Sala

ECA248
Direção III
Adriana Schneider

Sala Vianinha

18:30
20:10
ECL247
Elementos de
Ling. Musical

Ivan Capeller

Lab. Áudio CPM

ECA248
Direção III
Adriana Schneider

Sala Vianinha

ECL248
Ator II
Gabriela Lírio

Sala Vianinha

ECL247
Elementos de
Ling. Musical

Ivan Capeller

Lab. Áudio CPM

ECL248
Ator II
Gabriela Lírio

Sala Vianinha

20:20
22:00
LEL
Teoria do Drama ??
Lauro Góes

Sala

ECA479
Ética no Teatro
Mario Piragibe

Sala

LEL
Dramaturgia ??
Lauro Góes

Sala


ECL248
Ator II
Gabriela Lírio

Sala Vianinh


Direção Teatral – 6º Período


Horário Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
16:40
18:20
ECA480
Iluminação
Cênica II

José Henrique

Sala Vianinha / Lab Multimídia - CPM


ECL377
Ator IV
Ana Cristina

Sala Vianinha

ECL377
Ator IV
Ana Cristina

Sala Vianinha


18:30
20:10
ECS471
Poéticas do Espetáculo V
Carmem Gadelha

Sala

Marina? ECS351
História do Espetáculo V
Denílson Lopes

Sala

ECL377
Ator IV
Ana Cristina

Sala Vianinha

ECA369
Direção V
José Henrique / Marcellus

Sala de Ensaio

20:20
22:00
ECA360
Leg. e Produção Teatral
Adriana Schneider

Sala

ECA369
Direção V
José Henrique / Marcellus

Sala de Ensaio

LEL
Dramaturgia ??
Lauro Góes

Sala

LEL
Teoria do Drama ??
Ana Cristina

Sala

ECA369
Direção V
José Henrique / Marcellus

Sala de Ensaio


Direção Teatral – 8º Período


Horário Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
20:20
22:00
LEL
Teoria do Drama ??
Lauro Góes

Sala


LEL
Dramaturgia ??
Lauro Góes

Sala



22:10
23:50
ECAY05
P.E.T.
Professor Orientador
Local de Ensaio

ECAY05
P.E.T.
Professor Orientador
Local de Ensaio

ECAY05
P.E.T.
Professor Orientador
Local de Ensaio

Pedir para EBA

ECS376 – Comunicação vestuário e moda – 6º per.

Direção Teatral – Uso da Sala Vianinha


Horário Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
16:40
18:20
ECA480
Iluminação
Cênica II

José Henrique
ECA248
Direção III
Adriana Schneider

Sala Vianinha

ECL377
Ator IV
Ana Cristina

Sala Vianinha

ECL377
Ator IV
Ana Cristina

Sala Vianinha

ECA248
Direção III
Adriana Schneider

Sala Vianinha

18:30
20:10
Ensaio P.E.T. ECA248
Direção III
Adriana Schneider

Sala Vianinha

ECL248
Ator II
Gabriela Lírio

Sala Vianinha

ECL377
Ator IV
Ana Cristina

Sala Vianinha

ECL248
Ator II
Gabriela Lírio

Sala Vianinha

20:20
22:00
ECL121
Fund Exp. Com. Cênicas II
Lauro Góes / Marcellus

Sala Vianinha

Ensaio P.E.T. ECL121
Fund Exp. Com. Cênicas II
Lauro Góes / Marcellus

Sala Vianinha

Ensaio P.E.T. ECL248
Ator II
Gabriela Lírio

Sala Vianinha

.

3 comentários:

  1. é ruim que a opinião dos alunos não seja levada em conta na hora da escalação dos professores... afinal de contas, quem vive as metodologias e as pedagogias em sala de aula somos nós, e não o corpo docente.

    claro, sempre teremos comentários parciais a respeito e um professor ou outro. mas quando um comentário se torna geral - ou unânime - há que se ver o que acontece em sala de aula.

    ResponderExcluir
  2. eu sou do sexto período e a minha turma já fez história do espetáculo V. isso precisa ser dito na reunião. HISTÓRIA IV.

    ResponderExcluir
  3. Mesmo o curso tendo deficiências, não pode ser justificativa a falta de organização deles. O horário de P.E.T é qual? E o de Direção VI?
    Nãó é um direito do aluno saber o horário de sua disciplina? Não pode ser baseado nos horários de ensaio, pois o aluno fica condicionado a um tempo não-acadêmico, como ocorreu esse semestre,aonde os horários da Vianninha eram de manhã. Devemos lembrar aos professores que o curso não é integral?

    ResponderExcluir