o CADT disponibiliza resposta enviada pelo professor josé henrique sobre as questões levantadas pelos alunos nos comentários da postagem anterior, que foram formatadas pelo CADT e enviadas para os professores e coordenação do curso.
Observações aos comentários dos Alunos sobre a
PROPOSTA DE Grade Horária de 2009/2
Prof. José Henrique
- Disciplinas da EBA –
. Elas são obrigatórias e todo semestre aparece na grade a seguinte frase “Pedir para EBA”. Quem deve pedir não são os responsáveis pela montagem da grade horária (Direção Adjunta de Graduação e Coordenação do Curso)?
Resposta: Eu deixei aquele comentário como lembrete para nós mesmos, do corpo docente. Esse é um esboço de grade horária, e ainda vamos ter reunião para confirmação de algumas coisas, dentre as quais o pedido à EBA.
. Além disso, as disciplinas da EBA são diurnas. Não existe a possibilidade de se encaixarem no horário do curso de Direção Teatral (tarde/noite)?
Resposta: A única disciplina da EBA em nosso currículo é “Caracterização Teatral”. Neste caso, não vejo alternativa: o aluno deve cursar mesmo no Fundão, onde existem o professor, a turma e a sala apropriados.
Cabe aqui uma advertência importante: “Cenografia I” e “Indumentária I” (EBA) NÃO SÃO EQUIVALENTES a “Comunicação e Cenografia” e “Comunicação, Vestuário e Moda” (ECO), respectivamente! Isso está sendo assumido como “lei” pelos alunos, mas NÃO É VERDADEIRO. Nada determina que cursar essas matérias da EBA dispensa a inscrição nas da ECO. Vamos tentar retomar a oferta das matérias da ECO em 2010, como tínhamos até há alguns semestres. Isso depende de disponibilidade de professores. A equivalência foi ou pode ter sido eventualmente admitida, EM CARÁTER EXCEPCIONAL E ANALISADA CASO A CASO, para alunos à beira da colação de grau. Mas não é regra!
- DRAMATURGIA IV e VII -
- TEORIA DO DRAMA III, IV e V –
- HISTÓRIA IV –
- POÉTICAS IV e V -
Resposta: Se eu entendi, essas acima são as disciplinas requisitadas pelos formandos. É isso?
- EDIÇÃO DE TRILHA SONORA –
. Esta disciplina tem um horário que sempre coincide com outras disciplinas também essenciais do curso de Direção Teatral. Se possível, pensar numa melhor articulação.
Resposta: Essa disciplina é obrigatória do sétimo período, que não está previsto em 2009/2. Além disso, dividimos a oferta com o Radialismo, e existe ainda a questão do uso do laboratório de rádio, que serve a outras disciplinas. Portanto, qualquer mexida nisso depende de negociação com outras coordenações. O mesmo vale para “Elementos de Linguagem Musical”. Mas é claro que nada impede a tentativa de melhorar o horário.
- P.E.T. –
. Que horário é esse das aulas de PET? A Escola de Comunicação não fica aberta até às 23h, logo, não faz sentido que existam disciplinas que compreendam este horário.
Resposta: Isso só é feito por causa do SIGA, que exige a previsão de ALGUM horário na abertura de QUALQUER turma. Como PET não tem horário determinado, joga-se a disciplina para um horário fictício FORA DO EXPEDIENTE NORMAL, de modo a evitar o choque com alguma disciplina que o aluno formando porventura ainda tenha que cursar (e cuja inscrição se tornaria, com o choque, inviável). O mesmo vale para Direção VI, no primeiro semestre do ano. O verdadeiro horário destas atividades, claro, é o dos ensaios, combinado entre aluno-diretor e orientador. Mas não dá para botar desse jeito no SIGA.
- DISCIPLINA PARA PROJETO DE DIREÇÃO VI –
. Houve consenso entre todos os alunos sobre a necessidade de se oferecer alguma disciplina que nos oriente na elaboração de projetos de encenação a serem entregues no período seguintes, para a Mostra Mais 2010.
Resposta: O que está errado aqui, e isso já foi detectado em reuniões sobre currículo, é a ordem das disciplinas do eixo “Direção”. A nosso ver, “Direção III” e “Direção IV” estão na ordem inversa ao que deveria ser, porque as “ferramentas” devem preceder as “idéias”. Temos como “ferramentas”, hoje, “Direção I” (trabalho com o texto), “Direção II” (elementos visuais da cena) e “Direção IV” (trabalho de estímulo ao ator), enquanto “Direção III” (concepção do espetáculo) é de “idéias”. A sugestão é acertar essa ordem, trocando os conteúdos entre a III e a IV, o que tornaria esta última uma etapa de reflexão e criação da proposta de encenação, já encaminhando o trabalho a ser desenvolvido nas etapas seguintes (Direção V, VI e PET), que são de realização.
- ATOR IV – Adriana Schneider
Resposta: A escalação docente não está em questão na consulta que propusemos. Isso é atribuição dos departamentos da ECO, em sintonia com as coordenações de curso.
- POÉTICAS II – coincide horário com ILUMINAÇÃO II.
Resposta: O comentário não procede. São disciplinas de períodos diferentes, respectivamente o quarto e o sexto. A grade horária é organizada considerando o fluxo regular dos alunos, e não o desejo ou necessidade de estudantes que “puxaram” matérias ou se atrasaram no currículo.
Observação final:
Já houve alterações na grade, em função de problema de horário de professor e uso da Vianinha.Segunda versão da proposta:
Direção Teatral – 2º Período | |||||
Horário | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta |
16:40 18:20 | LEL122 Teoria do Drama I Gabriela Lírio Sala | ECS126 Hist. do Espetáculo II Denilson Lopes Sala | |||
18:30 20:10 | LEV120 - ECE Língua Portuguesa II Lauro Góes Sala | ECA120 Direção I Mário Piragibe Sala | LEV120 - ECE Língua Portuguesa II Lauro Góes Sala | ECA120 Direção I Mário Piragibe Sala | |
20:20 22:00 | ECL121 Fund Exp. Com. Cênicas II Lauro Góes / Marcellus Sala Vianinha | Marina? | ECL121 Fund Exp. Com. Cênicas II Lauro Góes / Marcellus Sala Vianinha | ECA120 Direção I Mário Piragibe Sala |
Direção Teatral – 4º Período | |||||
Horário | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta |
16:40 18:20 | ECS244 Poéticas do Espetáculo II Carmem Gadelha Sala | ECA248 Direção III Adriana Schneider Sala Vianinha | ECS235 História do Espetáculo III Marina Werneck Sala | ECA248 Direção III Adriana Schneider Sala Vianinha | |
18:30 20:10 | ECL247 Elementos de Ling. Musical Ivan Capeller Lab. Áudio CPM | ECA248 Direção III Adriana Schneider Sala Vianinha | ECL248 Ator II Gabriela Lírio Sala Vianinha | ECL247 Elementos de Ling. Musical Ivan Capeller Lab. Áudio CPM | ECL248 Ator II Gabriela Lírio Sala Vianinha |
20:20 22:00 | LEL Teoria do Drama ?? Lauro Góes Sala | ECA479 Ética no Teatro Mario Piragibe Sala | LEL Dramaturgia ?? Lauro Góes Sala | ECL248 Ator II Gabriela Lírio Sala Vianinh |
Direção Teatral – 6º Período | |||||
Horário | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta |
16:40 18:20 | ECA480 Iluminação Cênica II José Henrique Sala Vianinha / Lab Multimídia - CPM | ECL377 Ator IV Ana Cristina Sala Vianinha | ECL377 Ator IV Ana Cristina Sala Vianinha | ||
18:30 20:10 | ECS471 Poéticas do Espetáculo V Carmem Gadelha Sala | Marina? | ECS351 História do Espetáculo V Denílson Lopes Sala | ECL377 Ator IV Ana Cristina Sala Vianinha | ECA369 Direção V José Henrique / Marcellus Sala de Ensaio |
20:20 22:00 | ECA360 Leg. e Produção Teatral Adriana Schneider Sala | ECA369 Direção V José Henrique / Marcellus Sala de Ensaio | LEL Dramaturgia ?? Lauro Góes Sala | LEL Teoria do Drama ?? Ana Cristina Sala | ECA369 Direção V José Henrique / Marcellus Sala de Ensaio |
Direção Teatral – 8º Período | |||||
Horário | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta |
20:20 22:00 | LEL Teoria do Drama ?? Lauro Góes Sala | LEL Dramaturgia ?? Lauro Góes Sala | |||
22:10 23:50 | ECAY05 P.E.T. Professor Orientador Local de Ensaio | ECAY05 P.E.T. Professor Orientador Local de Ensaio | ECAY05 P.E.T. Professor Orientador Local de Ensaio |
Pedir para EBA
ECS376 – Comunicação vestuário e moda – 6º per.
Direção Teatral – Uso da Sala Vianinha | |||||
Horário | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta |
16:40 18:20 | ECA480 Iluminação Cênica II José Henrique | ECA248 Direção III Adriana Schneider Sala Vianinha | ECL377 Ator IV Ana Cristina Sala Vianinha | ECL377 Ator IV Ana Cristina Sala Vianinha | ECA248 Direção III Adriana Schneider Sala Vianinha |
18:30 20:10 | Ensaio P.E.T. | ECA248 Direção III Adriana Schneider Sala Vianinha | ECL248 Ator II Gabriela Lírio Sala Vianinha | ECL377 Ator IV Ana Cristina Sala Vianinha | ECL248 Ator II Gabriela Lírio Sala Vianinha |
20:20 22:00 | ECL121 Fund Exp. Com. Cênicas II Lauro Góes / Marcellus Sala Vianinha | Ensaio P.E.T. | ECL121 Fund Exp. Com. Cênicas II Lauro Góes / Marcellus Sala Vianinha | Ensaio P.E.T. | ECL248 Ator II Gabriela Lírio Sala Vianinha |
é ruim que a opinião dos alunos não seja levada em conta na hora da escalação dos professores... afinal de contas, quem vive as metodologias e as pedagogias em sala de aula somos nós, e não o corpo docente.
ResponderExcluirclaro, sempre teremos comentários parciais a respeito e um professor ou outro. mas quando um comentário se torna geral - ou unânime - há que se ver o que acontece em sala de aula.
eu sou do sexto período e a minha turma já fez história do espetáculo V. isso precisa ser dito na reunião. HISTÓRIA IV.
ResponderExcluirMesmo o curso tendo deficiências, não pode ser justificativa a falta de organização deles. O horário de P.E.T é qual? E o de Direção VI?
ResponderExcluirNãó é um direito do aluno saber o horário de sua disciplina? Não pode ser baseado nos horários de ensaio, pois o aluno fica condicionado a um tempo não-acadêmico, como ocorreu esse semestre,aonde os horários da Vianninha eram de manhã. Devemos lembrar aos professores que o curso não é integral?