sábado, 6 de fevereiro de 2010

E-mail enviado aos professores...

  
Caros professores do curso de Direção Teatral,

De acordo com as informações enviadas pela Coordenação do Curso em 14 de dezembro de 2009, nós, alunos interessados em cumprir a disciplina Direção VI neste primeiro semestre de 2010, chegamos a algumas questões que precisam ser comunicadas a vocês, a fim de entendermos melhor a nossa situação e o rumo de nossos trabalhos.

Em primeiro lugar, estamos partindo da data de entrega dos projetos (22 de fevereiro de 2010) e das chamadas “Regras do Jogo” desenhadas para a Mostra Mais. Citamos a seguir, um trecho de uma Ata de Reunião do Centro Acadêmico de Direção Teatral ocorrida no dia 19 de outubro de 2009 (a ata se encontra disponível no endereço virtual - http://direcaoteatr al.blogspot. com/2009/ 10/reuniao- do-cadt-191009. html), que expõe alguns pontos que voltam agora a nossa discussão:

“Muitos alunos falaram, dentre o que foi discutido, destaca-se: a compreensão de que as regras são necessárias, mas que nos preocupa que sejam impostas regras de uma hora para outra (como aconteceu em 2009/1); a incoerência em exigir do aluno que faça um novo projeto em uma semana, como se os mesmos não estivessem estudando e estruturando suas montagens meses antes da entrega do projeto; a percepção de que os alunos do sétimo período (quando se monta a Direção VI) chegam até esta disciplina sem passarem pela disciplina de Projeto de Encenação, ou seja, é preciso entregar um projeto sem nem mesmo receber alguma orientação prévia. (Neste momento, foi lembrado que os professores haviam se comprometido a dar uma espécie de seminário, ainda neste ano, para os alunos que forem cursar Direção VI em 2010)”.

Deste trecho, nós alunos-diretores da Mostra Mais 2010, marcamos uma única questão que nos é essencial, que é o fato da turma de agora ser composta essencialmente por alunos que não cursaram a disciplina PROJETO DE ENCENAÇÃO, ou seja, o nosso saber para desenvolver um projeto ainda é intuitivo, mesmo que já tenha sido testado em DIREÇÃO V, quando desenvolvemos um projeto de duas folhas.

A questão decorrente a esta, que se coloca de forma bastante clara e direta é: vocês, professores, haviam se comprometido, em reunião, a darem uma espécie de seminário sobre a feitura dos projetos ainda no segundo semestre de 2009, no entanto, este comprometimento foi esquecido ou ignorado e nos preocupa que as coisas aconteçam dessa forma. Não estamos com isso exigindo algo que nos foi prometido. Não é essa a questão. Estamos apenas sinalizando para uma situação que sugere, quase que inevitavelmente, que teremos neste ano os mesmos problemas do que tivemos no anterior. Em breve, entregaremos os projetos e, logo em seguida, haverá mais outro grande debate exatamente como o do último ano: debate no qual os alunos responderam pela ineficiência de seus projetos mesmo sem terem tido condição de cumprir a disciplina que os muniria do conhecimento mínimo para aquela tarefa.

O que estamos propondo, dessa forma, é o seguinte: que seja feito um encontro direcionado aos alunos de Direção VI no qual seja minimamente explicitado uma “forma” de articulação dos conceitos e idéias para a montagem de um projeto de encenação para um texto previamente escolhido. Podemos fazer este encontro numa semana e termos o prazo de apenas mais uma para a entrega dos projetos. (De repente, o prazo continua o mesmo – 22/02 – e realizamos o encontro na semana anterior a esta data).

Acreditamos que com isso, nossas idéias ganharão clareza e, inevitavelmente, nossos trabalhos terão um rendimento melhor. Mais amadurecido.


Centro Acadêmico de Direção Teatral – CADT
07 de Fevereiro de 2010.

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Centro Acadêmico de Direção Teatral - CADT/UFRJ

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