terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

ENCONTRO DIREÇÃO VI COM PROFESSORES

        
Olá, Carmem

O CADT agradece à disponibilidade e à escuta.

Aos alunos, fiquem atentos ao dia e horário:

Dia 11 de fevereiro, nesta quinta-feira
às 14h na Escola de Comunicação.


Estejamos presentes.

O CADT aproveita para reforçar a quem não possa estar presente, que tente ao menos se fazer presente de alguma forma (enviando um representante ou justificativa à falta). Lembrando que a nossa solicitação foi feita em cima da hora e que devemos nos organizar para dar a devida importância ao encontro.


Em 9 de fevereiro de 2010 20:19, carmem/café <cafezeiro@uol.com.br> escreveu:
Queridos alunos:
Ficou para o dia 11/2, quinta-feira, às 14h, o encontro que vocês nos solicitaram. Até lá,

Carmem

--
Centro Acadêmico de Direção Teatral - CADT/UFRJ
cadt@ufrj.br | direcaoteatral.blogspot.com

 

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Debate no Fórum

                              
                  

sábado, 6 de fevereiro de 2010

E-mail enviado aos professores...

  
Caros professores do curso de Direção Teatral,

De acordo com as informações enviadas pela Coordenação do Curso em 14 de dezembro de 2009, nós, alunos interessados em cumprir a disciplina Direção VI neste primeiro semestre de 2010, chegamos a algumas questões que precisam ser comunicadas a vocês, a fim de entendermos melhor a nossa situação e o rumo de nossos trabalhos.

Em primeiro lugar, estamos partindo da data de entrega dos projetos (22 de fevereiro de 2010) e das chamadas “Regras do Jogo” desenhadas para a Mostra Mais. Citamos a seguir, um trecho de uma Ata de Reunião do Centro Acadêmico de Direção Teatral ocorrida no dia 19 de outubro de 2009 (a ata se encontra disponível no endereço virtual - http://direcaoteatr al.blogspot. com/2009/ 10/reuniao- do-cadt-191009. html), que expõe alguns pontos que voltam agora a nossa discussão:

“Muitos alunos falaram, dentre o que foi discutido, destaca-se: a compreensão de que as regras são necessárias, mas que nos preocupa que sejam impostas regras de uma hora para outra (como aconteceu em 2009/1); a incoerência em exigir do aluno que faça um novo projeto em uma semana, como se os mesmos não estivessem estudando e estruturando suas montagens meses antes da entrega do projeto; a percepção de que os alunos do sétimo período (quando se monta a Direção VI) chegam até esta disciplina sem passarem pela disciplina de Projeto de Encenação, ou seja, é preciso entregar um projeto sem nem mesmo receber alguma orientação prévia. (Neste momento, foi lembrado que os professores haviam se comprometido a dar uma espécie de seminário, ainda neste ano, para os alunos que forem cursar Direção VI em 2010)”.

Deste trecho, nós alunos-diretores da Mostra Mais 2010, marcamos uma única questão que nos é essencial, que é o fato da turma de agora ser composta essencialmente por alunos que não cursaram a disciplina PROJETO DE ENCENAÇÃO, ou seja, o nosso saber para desenvolver um projeto ainda é intuitivo, mesmo que já tenha sido testado em DIREÇÃO V, quando desenvolvemos um projeto de duas folhas.

A questão decorrente a esta, que se coloca de forma bastante clara e direta é: vocês, professores, haviam se comprometido, em reunião, a darem uma espécie de seminário sobre a feitura dos projetos ainda no segundo semestre de 2009, no entanto, este comprometimento foi esquecido ou ignorado e nos preocupa que as coisas aconteçam dessa forma. Não estamos com isso exigindo algo que nos foi prometido. Não é essa a questão. Estamos apenas sinalizando para uma situação que sugere, quase que inevitavelmente, que teremos neste ano os mesmos problemas do que tivemos no anterior. Em breve, entregaremos os projetos e, logo em seguida, haverá mais outro grande debate exatamente como o do último ano: debate no qual os alunos responderam pela ineficiência de seus projetos mesmo sem terem tido condição de cumprir a disciplina que os muniria do conhecimento mínimo para aquela tarefa.

O que estamos propondo, dessa forma, é o seguinte: que seja feito um encontro direcionado aos alunos de Direção VI no qual seja minimamente explicitado uma “forma” de articulação dos conceitos e idéias para a montagem de um projeto de encenação para um texto previamente escolhido. Podemos fazer este encontro numa semana e termos o prazo de apenas mais uma para a entrega dos projetos. (De repente, o prazo continua o mesmo – 22/02 – e realizamos o encontro na semana anterior a esta data).

Acreditamos que com isso, nossas idéias ganharão clareza e, inevitavelmente, nossos trabalhos terão um rendimento melhor. Mais amadurecido.


Centro Acadêmico de Direção Teatral – CADT
07 de Fevereiro de 2010.

--
Centro Acadêmico de Direção Teatral - CADT/UFRJ

cadt@ufrj.br | direcaoteatral. blogspot. com
   

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Calendário e Debate




1- INFORME DA DIREÇÃO

Caros professores e estudantes da ECO

Com o atraso da entrada dos calouros pelo ENEM na UFRJ e Copa do Mundo em junho,  a resolução do CEG da UFRJ, para o calendário acadêmico de 2010, é a que se segue. Contamos com o empenho de todos os professores e estudantes da ECO para cumprir o CALENDÁRIO. Não haverá férias em JULHO, praticamente, compensadas com 3 semanas a mais SEM aulas em março.

Pedimos que os Cursos sejam planejados para um aproveitamento máximo do semestre.


CALENDÁRIO ACADÊMICO DA UFRJ/ 2010

1. As aulas para os alunos dos Cursos de Graduação da UFRJ a partir do 2o período começam no dia 22 de março e irão até o dia 24 de julho de 2010.


Assim solicitamos aos professores e estudantes com disciplinas a partir do 2o período que comecem as aulas nesta data e se programem para cumprir o calendário.


2. Os alunos ingressantes através do Concurso de Acesso 2010 aos Cursos de Graduação para o primeiro período (e as disciplinas do primeiro período) terão suas atividades iniciadas no dia 29 de março com o ECOmeço, Semana de Calouros, que ocorrerá nos dias 29, 30 e 31 de março (segunda, terça e quarta)

(Dias 01 e 02 de abril é o feriado da Semana Santa)


3. O início das aulas para os Calouros (e apenas para estes) começam no dia 05 de abril e irão até o dia 31 de julho de 2010


Segue em anexo o Calendário Acadêmico aprovado pelo CEG UFRJ
Gabinete da Direção e Direção Adjunta de Graduação da ECO-UFRJ


2 - DEBATE NO FÓRUM COM ATORES/DIRETORES DE TEATRO

O Fórum convida a todos para debate com os atores/diretores da peça "Aqueles Dois" da Cia. Luna Lunera às 19 h. do dia 8 de fevereiro no Salão Moniz de Aragão do Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ – Campus da Praia Vermelha. O espetáculo se encontra em cartaz até o fim de fevereiro no teatro 3 do CCBB/Rio de Janeiro e foi indicado como para os prêmios Shell/São Paulo de 2009 de melhor direção, melhor cenário e melhor iluminação. Antes do debate, às 17:30, será exibido o raro filme dirigido por Sérgio Amon, "Aqueles Dois" (1984), também inspirado no conto homônimo de Caio Fernando Abreu. O debate também contará com a presença de Daniel Schenker, crítico do Jornal do Brasil.


Divulgação: Elizabete de Cerqueira
Núcleo e Assessoria de Imprensa da ECO/UFRJ

Peça de Formatura no Museu Nacional

  
Atenção, galera

Neste final de semana haverá apresentação da peça O CLUBE DAS MOSCAS, livre-adaptação de Diogo Liberano do livro O CLUBE DOS ANJOS de Luis Fernando Veríssimo. A peça foi o espetáculo de formatura da aluna Fernanda Bernardes e integrou a IX Mostra de Teatro da UFRJ.

Não deixem de comparecer. A entrada é franca e as senhas são distribuídas 30 minutos antes do início do espetáculo. O Museu Nacional fica na Quinta da Boa Vista em São Cristóvão. (Quem vai de Metrô, é só descer na Estação São Cristóvão).