queridos alunos,
o CADT esteve presente em todas as últimas reuniões promovidas pela coordenação do curso em que o assunto principal era a nossa Mostra de Teatro.
ao todo, foram feitas 3 reuniões sobre o assunto. as informações sobre o ocorrido em cada reunião foram separadas para exposição durante as reuniões semanais - presenciais - do CADT. no entanto, mediante a baixa presença de alunos (nula, no caso de alunos formandos), optamos por divulgar também aqui no nosso BLOG um resumo do que foi discutido nelas, na esperança de que ao menos a presença virtual possa ser concretizada.
o CADT esteve presente em todas as últimas reuniões promovidas pela coordenação do curso em que o assunto principal era a nossa Mostra de Teatro.
ao todo, foram feitas 3 reuniões sobre o assunto. as informações sobre o ocorrido em cada reunião foram separadas para exposição durante as reuniões semanais - presenciais - do CADT. no entanto, mediante a baixa presença de alunos (nula, no caso de alunos formandos), optamos por divulgar também aqui no nosso BLOG um resumo do que foi discutido nelas, na esperança de que ao menos a presença virtual possa ser concretizada.
19 de agosto - quarta-feira
Adriana Schneider, Carmem Gadelha, Érika Neves, José Henrique Moreira, Diogo Liberano e Isadora Malta.
Nesta reunião a questão foi apresentada: pela primeira vez a mostra final teve um número muito grande (12) de espetáculos, fazendo com que o início da mostra fosse em 30 de outubro. Foi considerado que em virtude das mudanças na produção da mostra (o financiamento agora é feito pela própria UFRJ, saindo do orçamento da escola de comunicação), um aumento no tempo de produção talvez se fizesse necessário, o que consequentemente aumentaria o tempo de processo.
Várias alternativas foram sugeridas, na tentativa de manter uma estrutura de mostra que vem funcionando há anos (a saber: duas peças por semana, cada qual se apresentando em 3 dias, com um dia de "descanso"). Entre as alternativas, foi pensado que cada peça teria dois dias, mas três apresentações, sendo duas num mesmo dia. Depois de muita discussão, percebeu-se que isso se chocaria com a liberdade de criação do PET, uma vez que, por exemplo, as peças teriam que ter no máximo uma dada duração. Além deste, outros argumentos foram colocados.
Chegou-se então a possibilidade de 1º) conseguir um adiamento para o início da mostra (de 30 de outubro para 13 de novembro) tendo cada peça dois dias de apresentação ou 2º) cada peça com três dias com a mostra começando em 30 de outubro mesmo. Esta decisão seria tomada por meio de uma votação dos alunos formandos, que foi realizada na sexta-feira seguinte a esta primeira reunião.
Antes do término da reunião, porém, os representantes do CADT - junto aos professores presentes - por meio de um sorteio - tiraram a ordem das apresentações nos dois casos (com 3 e com 2 apresentações). Em seguida, cada possibilidade foi analisada para ver se não havia problemas com restrições (de elenco, por exemplo) anunciadas anteriormente pelos alunos diretores.
A coordenação ficou de marcar a reunião e o CADT reitera aqui a transparência do sorteio das datas, além de certificar o esforço por parte dos professores na busca por soluções que fossem mais positivas à mostra. Ao CADT foi solicitado que nenhuma informação fosse repassada até o encontro com os alunos (na sexta, dia 21 de agosto).
Chegou-se então a possibilidade de 1º) conseguir um adiamento para o início da mostra (de 30 de outubro para 13 de novembro) tendo cada peça dois dias de apresentação ou 2º) cada peça com três dias com a mostra começando em 30 de outubro mesmo. Esta decisão seria tomada por meio de uma votação dos alunos formandos, que foi realizada na sexta-feira seguinte a esta primeira reunião.
Antes do término da reunião, porém, os representantes do CADT - junto aos professores presentes - por meio de um sorteio - tiraram a ordem das apresentações nos dois casos (com 3 e com 2 apresentações). Em seguida, cada possibilidade foi analisada para ver se não havia problemas com restrições (de elenco, por exemplo) anunciadas anteriormente pelos alunos diretores.
A coordenação ficou de marcar a reunião e o CADT reitera aqui a transparência do sorteio das datas, além de certificar o esforço por parte dos professores na busca por soluções que fossem mais positivas à mostra. Ao CADT foi solicitado que nenhuma informação fosse repassada até o encontro com os alunos (na sexta, dia 21 de agosto).
21 de agosto - sexta-feira27 de agosto - quinta-feira
Reunião na sala vianinha em que foi apresentada a proposta desenhada na reunião anterior. A votação resultou em: 3 alunos optaram por 3 apresentações enquanto 9 optaram pelo adiamento (2 apresentações). Foi divulgado o calendário.
Adriana Schneider, Carmem Gadelha, José Henrique Moreira, Diogo Liberano, Diogo Villa Maior e Isadora Malta.
Nesta reunião, a coordenação da mostra trouxe a notícia de que o grupo de alunos que tinha optado por três apresentações havia feito uma nova proposta dias depois da reunião de sexta-feira. Os três alunos propuseram ter as três apresentações (começando a mostra em 10 de novembro, ao invés de 13) enquanto os outros começariam a mostra no mesmo dia já divulgado, mantendo suas datas e o adiamento desejado.
A reunião foi muito extensa, pois muitos argumentos foram colocados em jogo. A decisão por aceitar a proposta implicaria em inúmeras situações - todas elas pré-vistas - ao passo que a sua não aceitação esbarraria em uma questão que só foi percebida depois - começando a mostra com o adiamento, estaríamos perdendo cerca de 1.000 espectadores, em virtude da redução de 14 dias no calendário de apresentações. Muitas outras questões foram colocadas e ao término da reunião, optou-se por marcar uma reunião na semana seguinte com os outros professores, para que eles tivessem voto, evitando assim uma situação de "voto de minerva" entre os três professores presentes.
Entre as colocações mais importantes, destacam-se: 1) o receio da coordenação de que os alunos tomem essas consecutivas alterações nas datas da mostra como - desde já - uma possibilidade para os próximos anos; 2) a argumentação da importância da apresentação das montagens em seu aspecto pedagógico de formação dos alunos...
A reunião foi muito extensa, pois muitos argumentos foram colocados em jogo. A decisão por aceitar a proposta implicaria em inúmeras situações - todas elas pré-vistas - ao passo que a sua não aceitação esbarraria em uma questão que só foi percebida depois - começando a mostra com o adiamento, estaríamos perdendo cerca de 1.000 espectadores, em virtude da redução de 14 dias no calendário de apresentações. Muitas outras questões foram colocadas e ao término da reunião, optou-se por marcar uma reunião na semana seguinte com os outros professores, para que eles tivessem voto, evitando assim uma situação de "voto de minerva" entre os três professores presentes.
Entre as colocações mais importantes, destacam-se: 1) o receio da coordenação de que os alunos tomem essas consecutivas alterações nas datas da mostra como - desde já - uma possibilidade para os próximos anos; 2) a argumentação da importância da apresentação das montagens em seu aspecto pedagógico de formação dos alunos...
02 de setembro - quarta-feira
Carmem Gadelha, José Henrique Moreira, Lauro Góes, Lívia Flores, Marcellus Ferreira, José Augusto Nogueira Kamel e Diogo Liberano.
Outra extensa reunião. Os professores não conseguiram chegar a uma única idéia e optaram por SONDAR a opinião dos alunos em relação à proposta apresentada pelos três alunos (que votaram em três apresentações) antes de qualquer formalização do calendário.
Alguns comentários específicos:
Professora Carmem Gadelha
- reconhecimento do erro ao ter aberto aos alunos a possibilidade de escolherem o entre adiamento ou três apresentações (abertura esta movida pelo desejo de oferecer o melhor aos alunos);
- percepção de que existe certa gravidade na realização de escolhas que sejam revogadas, passando a idéia de que é possível revogar as "regras", grave justamente pelo precedente que abre).
Professor José Henrique
- sinalizou a coincidência - sorte - de que os três alunos que votaram por três apresentações tivessem suas apresentações no início da mostra;
- sinalizou para a percepção - tardia - de que com o adiamento a mostra perderia um grande público (determinante para a continuidade da mostra, para o reconhecimento de nosso trabalho...);
- sinalizou que acatar a proposta dos três alunos geraria um quadro em que todos os alunos seriam atendidos de acordo com suas solicitações.
A SONDAGEM da opinião dos alunos será feita nesta próxima terça-feira, dia 08 de setembro, às 15h, na Escola de Comunicação. Fica claro, desde já, que a presença dos alunos é importantíssima.
***
Nesta mesma reunião, foi questionado ao CADT se não teria havido nenhuma movimentação dos alunos após a proposta dos três alunos formandos. Ao que foi respondido que não tínhamos recebido nenhum comunicado ou solicitação por parte dos alunos. Foi necessário explicar nossa situação enquanto CADT. Em primeiro lugar, muitas informações que o CADT recebeu nas reuniões acima citadas, mantiveram-se sigilosas até um dado momento. Houve, por nossa parte, a preocupação de não sair divulgando informações "partidas" em meio aos corredores da faculdade. Optamos, dessa forma, por utilizar as reuniões do CADT para exposição do que ocorria a cada reunião. Ao mesmo tempo, manifestamos o quanto a integração com os alunos é precária, o que inevitavelmente afeta o diálogo e a transmissão destas informações. Foi o professor Lauro Góes que sinalizou que os representantes do CADT presentes nessas reuniões, devessem apenas se deter às verdades e jamais às especulações ouvidas nos corredores e em salas de aula. Por isso, mais uma vez, manifestamos a importância dos encontros periódicos ou que seja a comunicação via e-mail. Isso assegura a nós, representantes, que a opinião dos alunos seja repassada aos professores. E assegura também, que nós - alunos - recebamos o que foi discutido nestas reuniões.
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